quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A IGUALDADE NA DIFERENÇA



Somos todos universalmente IGUAIS como seres humanos, mas particularmente DIFERENTES!


O termo deficiência é usado para definir ausência, ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica. A pessoa com deficiência geralmente precisa de um atendimento especializado para desenvolver as suas potencialidades e aprender a lidar com a sua deficiência. A Educação Especial tem sido uma das áreas que tem desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas, no entanto, a educação regular passou a ocupar-se também do atendimento de pessoas com NEE (necessidades educativas especiais), o que inclui pessoas com deficiência além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
A inclusão de alunos com NEE no sistema de ensino constitui uma inovação educativa que actualmente é aceite de forma consensual. No entanto, a implementação prática dos princípios preconizados para uma escola inclusiva constitui ainda um processo difícil e lento, uma vez que os estabelecimentos de ensino e os agentes educativos não estão suficientemente preparados para as exigências que uma escola inclusiva supõe.
O processo inclusivo exige que se desenvolva uma cultura e uma dinâmica organizacionais baseadas na colaboração entre profissionais e entre estes e outros agentes educativos, designadamente os pais. Exige ainda mudanças significativas de atitudes, capacidades e conhecimentos, no sentido de se desenvolverem práticas que respeitem, reconheçam e valorizem as diferenças individuais.
Sabemos que a escola não se torna inclusiva da noite para o dia, já que tal desiderato requer mudanças de conceitos e atitudes. Mais, exige coragem para acreditar, para ousar no desconhecido, para cooperar, para cumprir a parte que nos cabe na luta por uma sociedade mais justa.
O espaço escolar é um espaço privilegiado pela interacção entre alunos, proporciona a oportunidade de estar interagindo, convivendo nesse espaço social, diverso, rico e estimulante. será o mínimo que se pode alcançar, sem contar com a realização profissional que será saber que contribuímos para o desenvolvimento de uma pedagogia que visa a interacção do aluno com NEE com o meio social.
É necessário acreditar que a inclusão é possível, acreditar que o aluno tem potencial para ser desenvolvido, desde que seja respeitada a diversidade e a individualidade de cada um.

Os docentes da educação especial

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