terça-feira, 2 de março de 2010

AULAS EXTRA-MUROS

Visita de estudo a Guimarães - Património Cultural da Humanidade e Capital Europeia da Cultura – 2012.

No dia 19 de Fevereiro de 2010, os alunos da Educação Especial, integrados nas suas turmas, devidamente acompanhados pelos Docentes de Educação Especial – António Soares e Alexandra Pina e pela senhora Tarefeira Hostilina, fizeram uma visita de estudo ao Centro Histórico de Guimarães. Tratou-se de uma visita organizada e orientada pela Coordenadora do Departamente de Ciências Sociais e Humanas, Drª – Regina e que se mostrou do maior interesse, especialmente para a disciplina de História.


Chegados ao local, e após um ligeiro aconchego dos estômagos, fomos directos à célebre Praça da Oliveira onde os alunos devidamente orientados pelos seus professores e pelas técnicas dos Serviços Educativos do Museu, iniciaram um paddy-paper. Os cadernos fornecidos a todos os participantes, pelos Serviços Educativos do Museu, serviram de guia para o processo de pesquisa denominado “jogo de descoberta” que se seguiu. Com esta actividade, que se estendeu também à Praça de Santiago, os alunos puderam redescobrir e vivenciar aspectos importantes da nossa História.
Seguiu-se a visita ao Museu Alberto Sampaio, situado em pleno Centro Histórico de Guimarães, no local onde a condessa Mumadona, no século X, mandou construir um mosteiro.


Já no interior do Museu, pudemos apreciar valiosas colecções de arte antiga (ourivesaria, pintura, escultura, talha, têxteis, cerâmica, e azulejaria), a maior parte das quais são legados dos séculos XIV, XV, e XVI, e cuja peça de maior significado histórico nos foi referenciada como sendo o loudel do rei D. João I (séc. XIV). Peça que o referido rei envergou na Batalha de Aljubarrota (1385). A guia da visita, relevou ainda a importância do tríptico de prata dourada que o mesmo monarca ofereceu a Santa Maria de Guimarães.


Para além da história vivenciada pelos alunos (na foto a Ana Rita e o Ruben), ainda fomos agraciados com a apresentação de um teatro de fantoches que pretendeu representar a história do rei fundador de Portugal e do enredo das suas aventuras e desventuras. Escusado será dizer que os alunos demonstraram muito interesse e apreciaram esta forma de contar a História de Portugal

Numa visita de estudo inclusiva há sempre lugar para a solidariedade e entreajuda.


(Pedro Sousa a ser ajudado por um par/colega da turma).

Terminada a visita ao Museu, dirigimo-nos para o parque de merendas, junto ao Paço dos Duques de Bragança onde desfrutamos do recheado farnel.

Finalmente, é de realçar o trabalho desenvolvido pelas técnicas dos Serviços Educativos do Museu cujo apoio logístico e informativo muito contribuiu para o sucesso desta visita de estudo.

Os alunos da Educação Especial fizeram uma ficha exploratória relativa à viagem a efectuar e outra ficha reflexiva, no primeiro dia de aulas, a seguir à visita.

Todos se mostraram participativos, entusiasmados, felizes e dispostos a participar noutras visitas de estudo.

A. Soares



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